quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Como participar do Sisutec 2015

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa do governo que desde 2011 ajuda milhares de brasileiros a realizar o sonho de estudar em instituições federais e particulares, oferecendo cursos nas mais diversas áreas.

O programa tem por objetivo expandir as oportunidades profissionais para quem não teve como estudar antes, e também visa a melhoria da qualidade da educação pública de nível médio no Brasil.


O Pronatec tem cinco subcategorias:
• Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
• Programa Brasil Profissionalizado, uma iniciativa que o governo federal repassa aos governos dos estados para fazer melhorias na área de educação pública, como investimentos em laboratórios;
• Rede e-Tec Brasil, uma iniciativa de ensino técnico à distância;
• Acordo de Gratuidade com o Sistema S (SENAI, SENAC, SESC e SESI), que passam a oferecer cursos gratuitos para estudantes e trabalhadores de renda baixa;
• Bolsa-Formação, que oferece cursos gratuitos de nível técnico em instituições que oferecem ensino profissional e tecnológico.

Dentro do Pronatec há uma iniciativa do Mec chamada Sisutec, que nada mais é que uma seleção de candidatos para ingressar em cursos profissionais e tecnólogos, tanto no ensido público, quanto no Sistema S ou em instituições privadas conveniadas. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

Foi liberado um edital em 30 de janeiro chamando as instituições para se inscrever no SISUTEC desse ano. Por enquanto ainda está na etapa inicial, mas não dê bobeira! O período para inscrição dos candidatos para o processo seletivo do SISUTEC é de 24 a 27 de março. Clique aqui e tenha acesso ao Edital completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário