terça-feira, 30 de junho de 2015

Sisu: veja como funciona e aumente suas chances. Confira!

Todo mundo sabe a importância de ter no currículo um curso superior. Não é segredo pra ninguém que as vagas de emprego estão cada dia mais disputadas e quem não possuir uma qualificação adequada, com toda certeza, vai ficar no meio do caminho. Existem muitas opções de faculdades no Brasil, porém, muitas são particulares e a concorrência nas Universidades Federais costumam ser bem pesadas, o que acaba afastando muitos candidatos. Exatamente por isso, o Sisu, Sistema de Seleção Unificada, surge como uma ótima opção de ingresso em instituições públicas de ensino.



O que é o Sisu?


O Sisu é um sistema informatizado utilizado pelo Ministério da Educação. É por meio dele que as instituições públicas de ensino superior disponibilizam suas vagas. Mas tem um detalhe: somente os participantes do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, que não zeraram a redação podem participar.


Como me preparar para o Sisu?


No Sisu, assim como em qualquer outra coisa na vida, as chances de sucesso aumentam bastante se o seu planejamento for bem feito. É preciso conhecer os caminhos, saber dos atalhos que vão aproximá-lo do seu sonho. E isso só é possível com muito conhecimento do sistema. Aqui neste texto, vamos listar algumas informações importantes para ajudá-lo a ter sucesso nessa empreitada. É Claro que não esgotamos o assunto, mas com toda certeza já é um direcionamento sobre o que você precisa saber para ter sucesso no Sisu e conseguir a sua tão sonhada vaga no ensino superior gratuito.

Nota de corte: fique de olho nela!


Cada curso tem sua nota de corte conforme os candidatos vão se inscrevendo. É simples: a nota de corte de um dia, certamente não é a mesma do dia anterior e assim por diante. Isso porque o número de inscritos muda a todo instante. Por isso é fundamental que o candidato acompanhe diariamente o andamento das notas do curso de seu interesse. E para os ansiosos de plantão uma informação: o sistema atualiza as notas apenas no final do dia, então não adianta apertar o F5 a cada 20 minutos.
Para ter uma noção da nota de corte do seu curso veja o histórico de anos anteriores. É apenas uma referência, claro, mas qualquer ajuda no seu planejamento é válida.
O Sisu pode ser uma excelente oportunidade para os estudantes. Mas é preciso estar atento à uma série de questões que, muitas vezes, na ansiedade de se fazer um curso superior, acaba-se esquecendo.

E a segunda opção de curso?


Muitos candidatos, ao invés de optarem pelo curso superior que realmente desejam fazer, acabam escolhendo um que tem mais chances de passar. O que pode parecer uma boa ideia hoje, tem boas chances de virar frustração num futuro bem próximo. É preciso optar sempre pelo curso superior que você quer e se identifica. Sua segunda opção, precisa ser algo que você tenha uma afinidade, uma identificação. Fazer um curso superior exige muita dedicação e empenho, muito mais fáceis de se conseguir se for algo que você realmente goste. Não dá pra imaginar alguém que tenha como primeira opção o curso de Engenharia Civil, optando por Enfermagem como segunda opção, não é mesmo?
Procure informar-se sobre o curso, sobre a grade curricular. São coisas básicas, mas que é supernormal acabar esquecendo.


Como posso aumentar minhas chances o Sisu?


Às vezes para conseguir o seu objetivo de ser aprovado no Sisu é preciso um sacrifício um pouco maior, mas que se puder ser feito, vai garantir uma boa chance de dar certo. Muitos candidatos, durante sua inscrição, não se atentam para o fato de que o Sisu é um sistema nacional, ou seja, você pode utilizá-lo para qualquer lugar do Brasil!
Muitas vezes, para o curso que você quer, não há vagas na sua cidade, mas num estado vizinho podem estar literalmente sobrando. Essa é uma possibilidade que deve ser levada em conta, mas você precisa avaliar tudo o que uma mudança dessa envolve.
Na sua nova cidade você precisará arcar com custos de moradia, alimentação, transporte, além de ter que se adaptar a uma nova rotina. Você tem parentes em outros estados que estão dispostos a te receber? Ótimo! Essa sempre é uma opção. Comece levantando os cursos de seu interesse, descubra em que cidades ele tem mais vagas. Depois é só conversar com a "parentada". Todo mundo tem uma tia em algum canto desse nosso país. Quem sabe?! :)

Qual curso escolher?


Está em dúvida sobre qual curso se inscrever? Acredite, você não está sozinho. Todos os dias, milhares de jovens se fazem essa pergunta. Não tem jeito. Somente com muita pesquisa e informação você pode tomar uma decisão mais segura. Procure falar com profissionais que já atuam na área. Veja se algum conhecido da sua família exerce a profissão. Busque profissionais que você se inspira. Fale com eles, mande um email! Você vai se surpreender em como as pessoas gostam de falar sobre suas dificuldades e conquistas.


Esperamos que este texto tenha ajudado nessa sua jornada de sucesso. Mão à obra e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário