segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O que é FIES? Entenda o que é e veja como se inscrever

ENTENDA O QUE É O FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido como FIES, é um programa grande fornecido pelo Ministério da Educação, proporcionando o financiamento das mensalidades para alunos que desejam ingressar as instituições de ensino superior privadas no Brasil.

Apenas os cursos presenciais que tem uma boa nota no SINAES ( Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) entram no programa de financiamento. O diferencial que o FIES proporciona é a baixa taxa de juros, em média 3,4% por ano.


QUEM PODE SE INSCREVER NO FIES?

Os alunos que tenham trancado a matrícula quando desejam se inscrever, ficam de fora da possibilidade de entrar no programa. Também ficam de fora: pessoas que já aderiram o financiamento do FIES alguma vez, devedores do PCE/CREDUC (Programa de Crédito Educativo) e pessoas que tenham familiar mensal bruta acima de vinte salários mínimos. Se você não se encaixa em nenhuma dessas descrições, pode participar do FIES.


COMO FUNCIONA O FIES

Como já sabemos, o FIES é um financiamento e funciona como tal, porém ele apresenta alguns diferenciais. Enquanto o universitário está cursando o seu curso, ele paga a cada três meses um juros, o calor não pode ser ultrapassado de cinqüenta reais.

Fase de utilização: Durante o curso, o aluno pagará a cada três meses, o valor máximo de cinqüenta reais, que seria a taxa de juros.

Fase de carência: Quando o cirso for concluido, o aluno tera uma carencia de 18 meses para recompor seu orçamento. Ainda nesse período, o aluno deverá realizar o pagamento da taxa de juros, valor máximo de cinqüenta reais a cada três meses.

Fase de amortização: Acabando a carencia, o valor do estudante será parcelado em até três vezes o tempo financiado do curso, com inclusao de 12 meses.


COMO SE INSCREVER


Para se inscrever, basta entrar no site do FIES e efetuar seu cadastro. Para confirmar o cadastro, o aluno receberá um e-mail. A inscrição deverá ser feita no SisFIES, informando dados pessoais, do curso, da instituição em que vai estudar e selecionar o Banco que vai financiar a mensalidade da graduação.

Para a comprovação das informações, o aluno deverá ir até a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), que se localiza na propria instituicao de ensino que o aluno estuda. E a última etapa é a contratação do financiamento que será feita no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

FIES 2015 – Contratação
Depois de fazer a inscrição no curso e na instituição de ensino desejada o aluno tem até 10 dias para ir até a instituição e fazer a validação de todos os dados colocados no momento da inscrição, depois de validar o aluno terá mais 10 dias para comparecer a um agente financeiro do FIES e formalizar tudo, atualmente no Brasil os agentes financeiros são: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. É muito rápido e simples, não deixe essa oportunidade passar. Corra e faça logo sua inscrição no FIES, as inscrições abrem dia 3 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário